OPP 27.591 - Portugal

CRP 05/33020 - Brasil

Psicólogo Clínico e da Saúde Psicoterapeuta

  • Doutorando em Psicologia Clínica - Psicoterapia de Famílias e Casais - Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa

  • Mestre em Psicologia - Psicogerontologia - Universidade do Porto

  • Psicoterapeuta de Família e Casal - PUC-Rio - Universidade Católica do Rio de Janeiro

  • Psicoterapeuta Reichiano - Núcleo de Psicoterapia Rechiana do Rio de Janeiro

  • Especialista em Psicogeriatria - UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Psicólogo - PUC-Rio - Universidade Católica do Rio de Janeiro

Percurso Académico

Graduado em Psicologia em 2005 pela PUC-Rio - Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Brasil, com ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde.

Em 2006, ingressei na Pós-Graduação Avançada em Psicogeriatria no Instituto de Psiquiatria da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, com enfoque na promoção da saúde mental de idosos e seus familiares, além de participar em um projeto de investigação sobre a avaliação neuropsicológica e tratamentos para demências.

Na mesma época, iniciei a formação avançada em Psicoterapia Reichiana, que se tornou uma abordagem clínica fundamental no atendimento aos pacientes.

Após um período dedicado aos atendimentos clínicos e à gestão de uma Clínica de Psicologia, decidi retornar aos estudos para aprofundar minha compreensão das dinâmicas interpessoais em grupos, famílias, amigos e casais.

Em 2017, iniciei a formação de Pós Graduação Avançada em Psicoterapia de Família e Casal na PUC-Rio, sob a orientação da renomada Dra. Terezinha Feres-Carneiro, pioneira no campo no Brasil.

Em 2019, fui aceito no Mestrado em Psicologia na Universidade do Porto, em Portugal, onde pesquisei a influência do vínculo amoroso na dinâmica dos cuidados em relacionamentos, especialmente em casos de doenças degenerativas como demências.

E por fim, em 2022, ingressei no Doutoramento em Psicologia Clínica com ênfase em Psicoterapia de Famílias e Casais, em colaboração entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa, para aprofundar estudos sobre vínculos amorosos, dinâmicas familiares e o impacto do envelhecimento nos relacionamentos.

Percurso Profissional

Ao longo de mais de 19 anos de atuação em atendimentos clínicos, tive a oportunidade de acompanhar jovens, adultos e idosos em diversas situações e desafios.

Desde o enfrentamento de ansiedade e fobias, passando por históricos depressivos, transtornos alimentares, até o suporte em doenças neurodegenerativas como as demências, tive a chance de contribuir para o bem-estar e a saúde mental de muitos pacientes.

Além disso, experiências enriquecedoras, como meu trabalho como Psicólogo Social em uma comunidade do Rio de Janeiro, a gestão de uma clínica de Psicologia e a participação em equipe multidisciplinar no tratamento da obesidade, também moldaram e aprimoraram meu modo de lidar com os atendimentos.

O que me instiga…

Há alguns anos venho dedicando meu tempo à pesquisa e investigação das diversas formas de interação presentes nas relações humanas. A maneira como percebemos o mundo e como nos relacionamos tem sido o cerne das minhas investigações, a compreender como essas dinâmicas e vínculos emocionais influenciam o cotidiano das pessoas e exercem impacto em suas vidas emocionais.

Portanto, temas como relacionamentos amorosos, dinâmicas familiares, construções de gênero, diversidade sexual e todas as nuances dessas interações têm sido objeto do meu profundo interesse, tanto no âmbito acadêmico quanto na minha atuação profissional.